terça-feira, 5 de maio de 2009

148 - E, bem, e o resto?

Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira
amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os
de cigana oblíqua e dissimulada. Mas não é este propriamente o resto do livro. O
resto é saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos,
ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de
Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX,
vers. 1: “Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te
com a malícia que aprender de ti”. Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo;
se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da
outra, como a fruta dentro da casca.

E bem, qualquer que seja a solução, uma coisa fica, e é a suma das sumas, ou o
resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão
extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se
e enganando-me... A terra lhes seja leve! Vamos à História dos Subúrbios.

Dom Casmurro - Machado de Assis

Um comentário:

Anônimo disse...

estou com saudades de seus textos. Sei que está de férias que tal escrever um novo?
Penha